segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Campeonato brasileiro 2008

CAMPEONATO BRASILEIRO 2008

A trigésima oitava edição do campeonato brasileiro e sexta da era dos pontos corridos foi também a mais disputada de todas. Tanto a decisão do título como a luta contra o rebaixamento ficaram para a última rodada. Há exatamente três rodadas disse que o São Paulo despontava como favorito a mais uma conquista, mas era somente uma constatação diante de sua subida na tabela e a queda dos seus principais concorrentes. O fato se confirmou, mas convém analisar os números a seguir que se mostram bem interessantes: Melhor ataque (Flamengo, 67; São Paulo, 66); Melhor defesa (Grêmio, 35; São Paulo, 36) e São Paulo melhor nos desarmes e primeiro nas finalizações. Como curiosidade o Grêmio (vice-campeão) foi primeiro nas faltas cometidas, empatado com o Goiás.
Bom, com base nos números acima verificamos que o time campeão foi bastante homogêneo, pois tem apenas um gol a menos que o Flamengo e tomou apenas um a mais que o Grêmio, melhores nesses itens. Contudo, acho que infelizmente o futebol apresentado pelas principais equipes concorrentes ao título não foi tecnicamente dos melhores. Para justificar essa última opinião citarei declarações de dois técnicos, Sr. Murici Ramalho (São Paulo) e Sr. Roberto Fernandes (Náutico). O primeiro disse que o seu time não daria espetáculo e quem o quisesse fosse ao teatro, enquanto o segundo disse que time que não faz falta não ganha jogo. Ambas as declarações me deixam muito triste, pois me considero um saudosista, daqueles acostumados a grandes espetáculos. A declaração do técnico Murici mostra que o futebol atual é mais competição do que espetáculo (coisa natural), entretanto isso me dá saudade dos tempos de Garrincha, Ademir da Guia, Tostão, Rivelino e tantos outros. Resta-me parabenizar ao técnico campeão pelo título, mas não pela infeliz colocação; assim como ao técnico do Náutico pelo não rebaixamento, mas não pela estapafúrdia declaração.
Não costumo comentar opiniões de jornalistas, mas desta feita não posso me abster de fazê-lo. O comentarista Neto da Rede Bandeirantes foi um excelente jogador, um craque injustiçado na seleção brasileira na copa de 1990. Entretanto, não consegue ser isento nas suas opiniões e comete deslizes, principalmente porque opina como torcedor declarado e em defesa dos amigos. Disse ele que o Corinthians não cairia para a segunda divisão em 2007, que deixaria de ser comentarista se isso acontecesse; que o Sport Recife não tinha chances de ser campeão da Copa do Brasil em 2008 e mais recentemente que os últimos rebaixados seriam Náutico e Atlético Paranaense e ainda que o Vascão do amigo Renato Gaúcho não pode cair. Então, acredito que pelo jeito a opinião do “grande” comentarista não se deva levar em conta daqui por diante, pois ele não acerta uma sequer. Gostaria de lembrar ao Grande Neto que o sistema de ACESSO e DECESSO do brasileirão proporciona oportunidades para todos, é a democracia do futebol, coisa que ele tanto defendeu como grande ídolo do Corinthians.
Finalmente, parabéns ao São Paulo hexa-campeão brasileiro tricampeão consecutivo. Náutico e São Paulo são HEXA-CAMPEÕES e Sport e Seleção brasileira só tentam, somente PENTA. Valeu!

Nenhum comentário: